sábado, 10 de outubro de 2015

LIVRO: As Percepções de um Corvo Eremita






Minhas percepções sobre As Percepções de um Corvo Eremita
de Jairo Cerqueira
Logo na primeira linha de "As Percepções de um Corvo Eremita", dou de cara com Augusto dos Anjos, pelo uso de uma única palavra - rutilância - no contexto do texto ou não, ser remetido a Augusto dos Anjos, preparou-me para leitura que fosse complexa, enigmática, até mesmo intimista.
Poderia dizer que este romance filosófico carrega uma essência nietzschiana, porém considero mais importante o tom simbolista e a força parnasiana do soneto Psicologia de um Vencido - “Eu, filho do carbono e do amoníaco,/ Monstro de escuridão e rutilância,/ Sofro, desde a epigênese da infância,/A influência má dos signos do zodíaco.” - que traduzem ou fundamentam a representação da vida cotidiana dos seres luzidios que movimentam o universo da história.

Ao estilo das histórias fantásticas e contos sobre peregrinos, um corvo chamado Emilho nos conduz a inquietações, questionamentos e descobertas, porém o senso que prevalece ante a capacidade cognitiva das personagens corvos, é a negação da descoberta, o encruamento da curiosidade, a anulação do eu.
Na grande árvore, agasalho - dormitório de aves, como se diz por aqui - do bando de corvos, tudo acontecia mimética e aristotelicamente. Todos os dias, ou seja, todas as noites as castas cumpriam as suas missões sob o comando do tirânico Vincenzo.
Por um motivo ou outro, sinto-me na necessidade de lembrar Euclídes da Cunha em Os Sertões, qual Tom Zé em entrevista diz que ao começar a ler a seção sobre o Sertanejo, algo tomou conta da sua mente, ficou desconfiado que conhecia, sem saber muito de onde, aquele homem descrito por Euclides. Assim é, também desconfio que conheço aqueles corvos.
Emilho, um jovem corvo insatisfeito, impelido pela capacidade de ver além dos costumes, sente a necessidade de romper a barreira das regras, acredita que a vida possa ser de outra maneira, inicia suas buscas no pequeno território onde vive, repleto de boas intenções, convida os mentores e o bando a fazer com ele as novas descobertas.
Tudo por ali sempre fora tirania e medo, desafiar os tiranos e o senso comum significaria insurgência, seguida por punição e banimento. Nada, nenhum corvo deveria interferir no azeitamento e no movimento perfeito das engrenagens que impulsionavam o funcionamento daquele bando. Rejeitado, sem saber o que encontraria, o corvo se lança por sua conta e risco ao desconhecido.
A partir daí a narrativa coloca o Corvo Eremita e o leitor em uma caminhada onde as dificuldades da limitação e a necessidade de transpor os obstáculos impelem a vontade do andarilho, qual faz imersão em um mundo de percepções, reflexões e descobertas.
Estamos todos convidados ou desafiados a partilhar desta caminhada lúdica proporcionada pelo nosso amigo Corvo Cerqueira.
Informações
Percepções de um Corvo Eremita
Jairo Cerqueira
Scortecci Editora
Ficção
2015
204 páginas
 . o O o .
Psicologia de um vencido
Augusto dos Anjos
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Produndissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
  . o O o .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...