quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Revista Artpoesia 89 - Patativa do Assaré

A Revista Cultural Artpoesia, trás em sua edição nº 89, homenagem ao grande poeta cearense, Patativa do Assaré. A Revista é um projeto coletivo. Lançada no ano de 1999, onde participam autores baianos e de outras paragens. Alguns já reconhecidos, outros buscando o espaço merecido.


Abaixo, a cópia na íntegra de uma postagem sobre o Patativa do Assaré, publicada em 2007 no blog Mundo do Cordel:

PATATIVA DO ASSARÉ NÃO ERA ANALFABETO
Há alguns posts passados, mencionei aqui que o poeta Arievaldo Viana teria dito em entrevista que Patativa não era analfabeto. Hoje, trago trecho do livro CORDÉIS, de Patativa do Assaré, o qual é iniciado com um texto de Luiz Tavares Júnior – professor do Curso de Mestrado em Letras da Universidade Federal do Ceará – no qual o autor confirma essa afirmação de Arievaldo:
“Embora sua instrução formal tenha sido muito diminuta, seu contato com os livros foi constante e permanente, tendo convivido intensamente com a poesia de Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Castro Alves e a prosa de Coelho Neto, como afirma Luzanira Rego, a partir de uma visita à casa do poeta, ao se deparar com os livros desses escritores; e Rosemberg Cariry vai um pouco mais além, ao enunciar: ‘Patativa é homem que sabe ler, de muitas leituras e informações sobre o que acontece no mundo (...). Basta dizer que, mesmo quando Patativa era violeiro e encantava os sertões com o som de sua viola e a beleza de seus versos de repente, já estudava o tratado de versificação de Guimarães Passos e Olavo Bilac e lia Os Lusíadas’. Em face dessas afirmações e, se acrescentarmos que, de fato, estamos diante de uma pessoa de inteligência invulgar e espantosa memória, como sempre afirmam seus biógrafos, haveremos facilmente de compreender a grandiosidade de seu engenho e arte no manejo do verso e na criação de sua poesia, atestado por quantos se aproximam de sua obra, aqui, no Brasil, como no estrangeiro”.

Percebe-se, portanto, que Patativa agia deliberadamente quando escrevia na forma matuta presente em Aos Poetas Clássicos:
Poetas niversitário,
Poetas de Cademia,
De rico vocabularo
Cheio de mitologia;

sábado, 9 de outubro de 2010

Criança tem o quê?

Criança tem direitos:
Ter infância,
Ser feliz...

Criança tem deveres:
Ter infância,
Ser feliz...

Criança é assim:
Inocência,
Felicidade...
Perguntei a três crianças
O que é ser criança?

Uma disse:
- Vida boa!

A outra:
- Brincar bastante!

O de dois anos:
- Pula, pula, pula...
Eu vi um papo, (1)
Um papainho, (2)
I um vuão. (3)

Legendas: (Somente para os adultos)
(1) sapo, (2) passarinho, (3) avião



_
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...