sábado, 7 de agosto de 2010

O Pai - Vídeo


O Pai
Altair Ramos

Olhar o mundo em volta
E temer pelo que virá
Ver as crianças brincando
Gritando, sorrindo, pulando
Chorando, impondo, esperneando

Acreditar, sim é possível
E todo o temor dissipar
Se estou aqui, se outros estão
Porque então se assustar

Logo nas primeiras horas
Aquela coisinha pequena
Meio inchada, enrugada
Nossa, é tão esquisito
Ao mesmo tempo é lindo

É preciso trabalhar mais
O carro agora é pequeno
O quarto que temos não dá
Esta pequena cria, logo crescerá

E cresce, numa noite estamos acordados
Devido as cólicas e fraldas molhadas
Ou a mamadeira que ficou atrasada
Noutro dia, já estamos ensinando
Coisas que pouco sabemos
Falar, andar, ler, escrever, soltar pipas
Fazer pipi e enxugar
Fazer pipi e balançar

Nada encerra a emoção
Perceber a cada dia, a emancipação
Trazendo novos temores
Que chegam com a individualidade
Com a força da idade

Egoísmo e medo, de perder
Novas coisas a entender
Sentindo-se ultrapassado
Aprendendo e ensinando, sempre

Lembrar-se das mãozinhas miúdas
Daquela pele macia
Querendo de volta noites perdidas
Trocando fétidas fraldas
Sentindo o cheiro de leite azedo
Na única camisa boa, passada

Descobrir-se sem identidade
Porque agora, não tens mais o teu nome
Porque agora, tu és o pai do fulano
Ninguém mais te conhece
Embora todos saibam quem és
Teu nome agora
Simplesmente é: Pai

Ewerton Matos é locutor da Rádio CBN Salvador FM 100.7
_

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Carta ao Presidente na Bienal do Livro de São Paulo

Escritores baianos levam para o maior evento literário do país,
livro direcionado aos políticos do Brasil

Em ano de eleições nada melhor do escrever para os políticos mostrando quais as reais necessidades e desejos dos eleitores. Pensando nisso, o jornalista Carlos Souza organizou o Livro Carta ao Presidente – O que deseja o brasileiro no século XXI, que será lançando no dia 21 de agosto, a partir das 16h30, na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 12 a 22 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, no horário das 10h às 22h (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo – SP).

O livro sairá pela Scortecci Editora – São Paulo e, tem a apresentação do professor Germano Machado. Em setembro o livro será lançando em Salvador, com data e local ainda a ser confirmado. Na oportunidade estará presente a maioria dos autores, que falarão sobre seus textos políticos. A obra é composta por vários escritores, entre eles nomes como: Ildásio Tavares, Antonio Barreto, Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal, Tássio Revelat, Luiz Carlos Santos Lopes, Leandro de Assis, Leandro Flores, Antônio Santana Marilene Oliveira, Domingos Ailton, Caetano Barata, Altair Fonseca Ramos, Grigório Rocha, Debora Galvani, Gricélio Santos, Marcelo de Oliveira Souza, Márcia Menezes Sales, Nilmário Pereira dos Santos Quintela, Rita Maria da Silva Oliveira, Rosana Santos Silva, entre outros.

Carta ao Presidente destina-se a todos os governantes do povo. “Presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados, vereadores, enfim, a todo o poder constituído dessa nação. Mas não para por ai. Além do objetivo citado acima, tem o de provocar o interesse do povo para as questões políticas de seu país”, informa Carlos Souza, o organizador.

Na apresentação, o prof. Germano Machado fala que a principal mensagem do livro é a multiplicidade de opinião sobre o atual Presidente da República sem nenhuma pretensiosidade, sem nenhum embate político partidário. “A importância do Livro Carta ao Presidente é a singularidade de escritores iniciais, e outros mais avançados quererem levantar uma visão sobre o atual Presidente do Brasil. E, daí a importância desse texto que não é pretensioso, em ouvindo vários escritores já apresentar uma visão de julgamento, que não é condenatória nem partidária”.

Para a escritora Morgana Gazel que assina o texto da contra capa, “quando brasileiros exercitam a cidadania num livro como Carta ao Presidente, apontando contradições que eles observam ou sentem na própria pele e para as quais reclamam solução, a leitura deste livro faz-se tão necessária e oportuna que, ouso afirmar, deve ser considerada imprescindível nas escolas do Brasil”.

O organizador - Carlos Souza é jornalista e profissional de marketing. Tem atuado na área de assessoria de imprensa e marketing pessoal para escritores, instituições culturais e artistas de modo geral. Também é radialista, professor e palestrante. Autor do livro Revolução Pessoal – Seu Próximo Desafio, no qual demonstra que é possível enfrentar desafios de modo a alcançar as metas pessoais. Além disso, participa de dez coletâneas. É verbete do Dicionário de Autores Baianos da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia e da Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea, Volume XIV, 2009, Rio de Janeiro/RJ, organizada por Reis de Souza.

Tem artigos publicados nos jornais: A Tarde, Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, Bahia Notícias, Tribuna Evangélica, Primeira Página, e a Voz do Cepa. Membro da Academia de Cultura da Bahia e colaborador do Círculo de Estudo, Pensamento e Ação (CEPA), da Fundação Òmnira e do Projeto Fala Escritor.

Informações: 71 8122-7231

_
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...