quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blogagem Coletiva - BAD - Alterações Climáticas

Gente, aqui esta a minha colaboração para nossa blogagem coletiva
dentro da proposta do Blog Action Day, gostaria de ter feito esta publicação
logo pós a zero hora, mas uma canseira de trabalho, jogou-me na cama cedo,
e somemte pude terminar o texto, quase agora.

EFEITO ANTROPOGÊNICO

A atividade humana em nosso planeta vem fazendo acelerar fenômenos que poderíamos aguardar séculos até que viessem ocorrer, geleiras que durariam mais cem anos estão se desfazendo aceleradamente, a cadeia alimentar está se esfacelando, o mapa agrícola está se alterando, culturas e cultivares mudam de lugar, outras não suportarão a concorrência, tantas são as plantas novatas e invasoras que se proliferam, devido as alterações do clima e do solo, os mares estão ganhando território avançando sobre os continentes, etc., etc.

O Homem se colocou durante muito tempo no topo da pirâmide da evolução, na sua inteligência definiu haver Reinos – Animal, Vegetal, Mineral – por ser racional se intitulou Senhor Absoluto, defendeu o usufruto, o poder do capital, o que não pagou, tomou com a espada, o que não pode tomar, destruiu. Acreditou nas regras que criou e declarou que somente é possível viver se for possível ter.

Com grande prepotência, quando se viu “iluminado” pela força das próprias invenções, passou a criar máquinas cada vez mais poderosas com engrenagens sempre mais complexas capazes de produzir o capital em estado puro. Com isso, delegou a poucos o controle destas técnicas, por fim desenvolveu formas intrincadas de relacionamento para classificar quem deveria se posicionar da base ao topo de uma grandiosa pirâmide, para fazer funcionar e sustentar o sistema desenvolvido.

Faltou a estes senhores, observar que tudo a sua volta possui fundamental e essencial ligação, com elos que não podem ser separados, sendo assim não se elaborou planos de contingências ou rotas de fugas, uma vez que estavam muito envolvidos nas tarefas de dominação, não puderam perceber que a vida funciona como um gigantesco Plano de Auxílio Mútuo e, continuadamente estavam ocupados em criar novos métodos para ampliação da base piramidal.

A grande pirâmide está ruindo aos poucos, seus criadores já perceberam que toda a sua estruturação não respeitou critérios tão necessários a manutenção da vida, quem está no topo cairá, quem está na base será esmagado, antes mesmo que descubramos uma possível solução. Não há mais tempo para retornos, o que se pode fazer é adaptar. Os custos já se evidenciam elevados, não caberá rolagem ou calote, o pagamento é compulsório, de agora em diante a palavra é mitigação.

O desenvolvimento material e estrutural é compulsivo, sina da raça humana, a última grande crise econômica, por exemplo, acertou em cheio a indústria automobilística, grande sinal de ordem natural, pois o automóvel é um dos grandes ícones da revolução industrial, que faz movimentar e movimenta toda uma cadeia de processos produtivos que envolvem a degradação de todos os recursos naturais necessários para a geração e manutenção dos itens de conforto que nós, "civilizados e modernos", nos habituamos a ter e a desejar.

Neste sentido, somente para dar um exemplo, a Grande Alma do Universo deu uma enorme cacetada na indústria do automóvel, talvez tentando nos obrigar a refletir mais profundamente, buscando mudanças de atitudes que possam melhorar as coisas. No entanto, o capital mais uma vez, tenta socorrer o capital, que continua no seu firme papel desenfreado rumo ao próprio suicídio, sendo forte auxiliar para o extermínio de tudo o que está a sua volta.

Devemos lutar por um planeta mais agradável, mais limpo, com ar respirável e água limpa para o consumo, não se deve descartar a utilização de tudo o que se conquistou com o avanço industrial e tecnológico, porém devemos redirecionar todo o conhecimento adquirido até aqui, para que sejam desenvolvidos e implementados novos métodos de utilização e conservação dos recursos naturais. A formação do cidadão deve primar por novas posturas em relação ao ambiente, falta-nos a reaproximação, precisamos restabelecer a ligação Homem-Natureza, pois até então, a sobrevivência no mundo contemporâneo tem estado dissociada – O Homem se acha um, entendendo a Natureza como outra.

O planeta pede socorro, ou seja, nós pedimos socorro. Estamos em perigo...


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Homenagem - Rádio Comunitária Rosário FM





RÁDIO ROSÁRIO FM - 13 ANOS
Itaberaba/BA

A RÁDIO COMUNITÁRIA
É FEITA PELO POVO
CADA QUAL COM A SUA SINA

PARTICIPAÇÃO E CIDADÂNIA
CAIXA DE RESSONÂNCIA
DA VERDADE E DA ALEGRIA

NOSSA RÁDIO EDUCA E ENSINA
NADA OCORRE DE IMPRÓPRIO
OUVE A AVÓ E A MENINA

RÁDIO FEITA POR QUEM OUVE
POR QUEM AGE E MULTIPLICA
A BOA FALA QUE EDIFICA

TEM TRABALHO SOCIAL
AGREGANDO DOADORES
ATENDENDO A QUEM SUPLICA

VEM NA PRATICA E DISCIPLINA
PREPARANDO OS SEUS ATORES
APOIO TÉCNICO E LOCUTORES

NOSSA RÁDIO É QUEBRA MAR
A ENERGIA DAS ONDAS
É O QUE NOS DEIXA NO AR

VENCENDO TODO OBSTÁCULO
A PICADA VIROU TRILHA
É UMA GRANDE ESTRADA

PELOS ARES DE ITABERABA
A FREQUENCIA MODULADA
SEGUE ALÉM DAS NOSSAS SERRAS

GANHA OUVINTES EM TODO O MUNDO
NOS MAIS DISTANTES RINCÕES
ACARICIA OS FILHOS DESTA TERRA

MAGIA DA TECNOLOGIA
ATRAVÉS DA INTERNET
CIRCULANDO INFORMAÇÃO

JOVEM ROSÁRIO FM - 13 ANOS
SONHANDO EM DEBUTAR
ESTA VEIO PARA FICAR.



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Blog Action Day - Alterações Climáticas


Participem do Blog Action Day, este é um evento anual que une os bloggers do mundo na abordagem de um mesmo assunto no mesmo dia com o objetivo de difundir a discussão em volta de uma questão de importância global.

Um dia...
Um tema...
Milhares de vozes...

O Blog Action Day 2009 tem como tema as Alterações Climáticas. Estas modificações afetam-nos a todos, ameaçam mais do que muitas vezes podemos imaginar, ou seja:
Mais fome
Mais inundações
Mais guerras
E milhões de refugiados

Considerando a urgência deste assunto e as negociações internacionais sobre o clima que se esperam em Dezembro próximo em Copenhagen, a blogosfera tem a oportunidade única de mobilizar milhões de pessoas exprimindo as suas expectativas na obtenção de uma solução sustentável para a crise climática.

Então, galera, que tal aderir à causa?

COMO?
SIMPLES:
Cadastre-se no site da ação, use o banner (de preferência) e poste algo sobre mudanças climáticas no dia 15, fácil não?
Temos que utilizar essas mídias alternativas, como os blogs, que estão aí para serem usadas… para divulgar nossos objetivos e desejos pessoais, todos pensando em mudar o nosso futuro,... quem sabe para melhor! É válido ou não darmos uma chance???

Todo blogueiro têm sua própria linha temática do blog (ou não), mas acho que para esta questão é válido um desvio no roteiro.
Vamos contribuir e, postar algo no dia 15/10/09, e tal...


VAMOS FAZER UMA AÇÃO DIFERENCIADA
Cada blogueiro que aderir ao movimento fazendo uma publicação, envie o link da postagem para este blog, (pode ser um conto, crônica, poesia, foto, pintura, música, o que a criatividade mandar), para que todos os participantes e leitores possam desfrutar dos trabalhos de cada participante. Vamos formar uma grande lista de apoiadores a esta grandiosa causa, com uma bela participação de cada um.

Almirante Águia

MAIS INFORMAÇÕES
.
.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Coisas de Criança III

RECEITA PARA FAZER BARQUINHO DE PAPEL

FAÇA UMA DOBRA ASSIM
BEM NO MEIO DO PAPEL
AGORA MARQUE O MEIO
DOBRE UM CANTO
O OUTRO TAMBÉM
VIRE UM LADO
VIRE O OUTRO
ESCONDA AS PONTAS
ABRA POR DENTRO
FAÇA UM QUADRADO
DOBRANDO DE NOVO
UM TRIÂNGULO DESTE LADO
DO OUTRO A MESMA COISA
PUXE POR DENTRO
UM NOVO QUADRADO
PEGUE AS ORELHAS
COM MUITO CUIDADO
NAVEGAR É PRECISO
ESTÁ FEITO UM BARCO.

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...